REMÉDIOS CASEIROS

Os 15 Remédios Caseiros Para Boca Seca!

Os Remédios Caseiros Para Boca Seca são ótimos e fáceis de serem preparados. Além disso, a Boca Seca se não tratada imediatamente pode ocasionar uma série de outras complicações. A Boca Seca ou Xerostomia nada mais é do que a falta ou diminuição da produção de saliva. A saliva tem importantes funções: ela inicia o processo de digestão dos alimentos e ajuda na limpeza do resto dos alimentos que ficam entre os dentes.

remedios caseiros para boca seca

A Boca Seca não é uma doença, mas um sintoma que na maioria das vezes (mas nem sempre) se deve à diminuição ou falta da saliva que normalmente umedece a mucosa da boca e da língua e banha os dentes. Ela pode afetar os hábitos alimentares, a fala, o paladar, a saúde dentária e gerar mau hálito. Normalmente, cada indivíduo secreta de 1000 a 1500 ml/dia de saliva, quantidade que é regulada pelo sistema nervoso autônomo.

A saliva ajuda na fala e na deglutição, além de ter uma função antisséptica e um papel importante no primeiro passo da digestão dos alimentos. A falta ou deficiência de saliva pode causar também rachaduras na língua, proliferação de bactérias na boca e aumento significativo de cáries dentárias.

O tratamento da Boca Seca deve ser orientado pela sua etiologia. Na maioria dos casos o tratamento é apenas sintomático, envolvendo métodos mecânicos e farmacológicos de aumento da produção de saliva (pilocarpina, sprays umidificadores, certas gomas de mascar, etc.), uso de substâncias substitutas da saliva e maior atenção com os cuidados bucais. Nos casos em que a Boca Seca seja consequência de uma doença sistêmica, ela dependerá do tratamento da patologia de base.

Principais Causas da Boca Seca:

  • Uso de certos medicamentos, com antidepressivos e anticolinérgicos;
  • Ingestão inadequada de líquidos;
  • Respiração bucal crônica;
  • Infecções nas glândulas salivares;
  • Uso de tabaco;
  • Radioterapia realizada na cavidade oral;
  • Fatores emocionais, como o estresse;
  • Lesões nos nervos que inervam as glândulas salivares;
  • Higiene bucal deficiente;
  • Patologias sistêmicas e metabólicas;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Síndrome de Heerfordt.

Esta disfunção pode ocasionar dificuldade para deglutir e falar, além de halitose e exacerbado aumento de cáries dentárias, uma vez que o efeito protetor da saliva está ausente ou drasticamente reduzido, deixando também a mucosa bucal mais vulnerável a infecções.

Também podem ocorrer alterações na língua, como atrofia das papilas, rachaduras, sensibilidade e queimação. Então, confira agora Os 15 Remédios Caseiros Para Boca Seca:

Os 15 Remédios Caseiros Para Boca Seca:

1. Receitas com Sementes de Funcho Para Boca Seca:

Os flavonóides presente em sementes de erva-doce estimulam o fluxo de saliva e, portanto, ajudar a se livrar de Boca Seca. Além o seu sabor aromático ajuda a combate mau hálito que acompanha a Boca Seca. Coma sementes funcho várias vezes ao dia para tratar a Boca Seca.

Você também pode misturar quantidades iguais de sementes de erva-doce junto as sementes de feno-grego. Triture completamente, asse em uma panela, e adicione um pouco de sal. Coma 1/2 colher de chá desta mistura após cada refeição.

Veja Também: As 7 Receitas Caseiras Para Combater a Constipação…

2. Receita com Vinagre de Maçã Para Boca Seca:

Os ácidos orgânicos contidos no vinagre de maçã ajudam a regular o pH da boca e estimulam a salivação.

INGREDIENTES:

MODO E PREPARO:

  • Dilua o vinagre de maçã em uma xícara de água morna.
  • Tome a bebida duas vezes por dia, até restaurar a umidade natural na boca.

Veja Também: Os 5 Remédios Caseiros com Vinagre de Maçã Para Eliminar Sinusite…

3. Receitas com Olmo Para Boca Seca:

O Olmo contém mucilagem. Devido a esta substância, torna-se um gel liso quando misturado com água. Este gel ajuda a revestir e acalmar a boca, bem como a garganta. Além disso, ele pode efetivamente aliviar muitos desconfortos associados com Boca Seca e amarga.

Adicione 1 a 2 colheres de sopa de Olmo para uma xícara de água quente. Cubra e deixe agir por 10 minutos. Coe, adicione mel e beba este chá duas vezes ao dia. Outra opção é preparar uma pasta com algum pó de casca de Olmo e bastante água. Aplique dentro da boca, deixa por alguns minutos e então enxague a boca com água. Fazer isso vez ou duas vezes diariamente.

Veja Também: As 12 Receitas Caseiras Para Combater a Impotência Sexual…

4. Remédios Caseiros Para Boca Seca com Cardamomo:

É um remédio de Aiurvédico para lutar contra a Boca Seca. Mastigar uma vagem de cardamomo irá umedecer a boca, além de eliminar o mau hálito. Mastigue uma vagem de cardamomo completamente depois de cada refeição, ou quando sua boca estiver seca.

Como alternativa, adicione 1 colher de chá de cardamomo em pó para um copo de água zquente. Deixe em infusão por 10 minutos e depois beba. Fazer isso uma ou duas vezes diariamente. Você também pode enxaguar a boca com chá de cardamomo morna duas vezes por dia.

Veja Também: Os 10 Remédios Para Tratar a Tosse Seca em Casa…

5. Remédios Caseiros Para Boca Seca com Gengibre:

O gingerol, o principal composto ativo do gengibre, regula a atividade das glândulas salivares e protege a boca contra os efeitos da desidratação.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

MODO E PREPARO:

  • Despeje o gengibre ralado em uma xícara de água fervente e cubra a bebida.
  • Deixe-o descansar por 15 minutos e coe.
  • Tome a bebida, umedecendo toda a boca enquanto a consome.
  • Tome até 2 xícaras por dia até controlar o problema.

Veja Também: Chá de Canela de Velho Para Tratar Dores nas Articulações…

6. Remédios Caseiros Para Boca Seca com Camomila:

A camomila atua como um hidratante natural para a boca e ajuda a restaurar o pH da saliva. Seus compostos reidratam as células e aceleram a recuperação de lesões e rachaduras.

INGREDIENTES:

MODO E PREPARO:

  • Despeje a colher de chá de camomila em uma xícara de água fervente e cubra.
  • Aguarde 5 minutos para descansar e coe.
  • Tome até 3 xícaras de chá de camomila por dia.
  • Repita o tratamento até que o problema seja controlado.

Veja Também: Os 10 Remédios Para Tratar a Tosse Seca em Casa…

7. Remédios Caseiros Para Boca Seca com Limão:

O Suco de limão pode estimular a produção de saliva e aliviar a Boca Seca. Sua natureza ácida pode ajudar a limpar a boca e eliminar o mau hálito. Adicione o suco de meio limão e um pouco de mel para um copo de água.

Beba esta água durante todo o dia para se manter hidratado. Você também pode beber limonada caseira para tratar a Boca Seca. Certifique-se de usar a limonada que não contenha açúcar. Além disso, polvilhe um pouco de sal em um pequeno pedaço de limão. Esfregue na sua língua para realçar o seu paladar.

Veja Também: As 12 Receitas de Suco de Couve com Limão Para Emagrecer…

8. Remédios Caseiros Para Boca Seca com Pimenta Caiena:

A Pimenta Caiena estimula a produção de saliva, tornando-o um dos melhores remédios para a Boca Seca durante a noite. Além disso, ajudará a reforçar as papilas gustativas, portanto você pode distinguir melhor os sabores amargo, doces, salgados e amargos. Pressione um pouco de Pimenta Caiena em um dedo molhado e, em seguida, esfregue-o na sua língua.

Isso pode causar uma sensação de queimação por algum tempo, mas isso vai estimular as glândulas salivares. Além disso, polvilhe Pimenta Caiena em pó em suas sopas, saladas e outros pratos. Como alternativa, você pode tomar cápsulas de Pimenta Caiena, após consultar o seu médico.

Veja Também: Os 11 Remédios Caseiros Para Fadiga…

boca seca

Outros Remédios Caseiros Para Boca Seca:

  • Beba água ao comer e mastigue a comida completamente antes de engolir.
  • Depois de comer uma refeição, enxague a boca com água morna.
  • Reduza sua ingestão de alimentos picantes e ácidos pois eles podem irritar o interior da boca.
  • Evite tomar medicamentos como diuréticos, anti-histamínicos e descongestionantes que podem causar Boca Seca na gravidez.
  • Faça gargarejos com água morna e sal 3 ou 4 vezes por dia.
  • Respire pelo nariz, não pela boca.

O conteúdo deste artigo foi extraído do site Mulhermagra.Blog que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário