Os 7 Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo

Saiba Mais Sobre Os 7 Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Emagrecer com Saúde

Os 7 Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo
5 (100%) 8 votes

Os Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo são uma forma natural e indolor de tratar esse problema de vez. Além disso, o refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é o retorno do alimento consumido do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação.

A alimentação voltada a Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo para prevenção ou melhora do refluxo gastroesofágico deve priorizar o consumo de fibras, frutas, verduras e legumes; reduzindo ou até mesmo excluindo o consumo de produtos industrializados, condimentados e ricos em gordura como frituras, refrigerantes e molhos prontos.

A grande maioria das pesquisas sobre o refluxo aponta para a dieta como um importante fator contribuinte para a melhora ou piora dos sintomas portanto modificar a alimentação se torna fundamental para o sucesso do tramando e controle dos sintomas relacionados ao refluxo.

tratar o refluxo

O que é Refluxo?

O Refluxo gastroesofágico, conhecido também pela sigla DRGE, é uma condição na qual os ácidos presentes dentro do estômago não seguem o fluxo normal e acabam voltando pelo esôfago (tubo que liga a boca ao estômago). Esse movimento irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos do refluxo como azia e queimação, por exemplo.

O que Causa o Refluxo?

O refluxo é causado pelo “afrouxamento” do esfínter esofagiano um anel muito forte situado logo na entrada do estômago que serve justamente para evitar o retorno do alimento. Outro ponto fundamental são os Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo. Quando a dieta possui alimentos ácidos, embutidos, enlatados, bebidas gaseificadas, álcool, leite ou alimentos industrializados o quadro se agrava.

Como Posso Tratar o Refluxo?

Se você sofre com isso, o primeiro passo é alimentar-se pouco, em períodos curtos. É importante evitar café e cigarros, além dos alimentos acima mencionados. Troque estes alimentos por verduras, frutas, ou seja, alimentos mais naturais.

Cuidar do peso é importante também, pois quando ganhamos peso o abdômen se dilata e tende a piorar o quadro. Durante a gravidez o quadro dessa doença também é comum e demanda atenção.

Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo:

1. Salsinha:

Utilizada há séculos como uma planta medicinal que traz benefícios ao estômago e auxilia o processo digestivo no organismo, a salsinha é outro alimento importante para a dieta das pessoas que sofrem com essa doença.

2. Arroz Integral:

O nível de acidez do arroz integral não é alto seu pH é de 6, portanto, ele pode aparecer nas refeições dos que sofrem dessa doença, o que ainda contribuirá para que eles tenham uma alimentação diversificada.

Veja Também: Você comi arroz quase todos os dias? Sabe o que pode acontecer contigo? Voce nem IMAGINA!

3. Camomila:

Outra erva interessante é a camomila, o chá de camomila é considerado um calmante natural, que promove melhora do funcionamento gástrico, além de ser muito usada por seu efeito anti-inflamatório local em forma de compressas sobre peles inflamadas e inchadas. Ou também como banhos de assento para mulheres no intuito de reduzir inflamações e infecções vaginais.

4. Amêndoas:

Ricas em nutrientes e fibras que auxiliam o trato digestivo; além de seu leite (Leite de amêndoas) ser um ótimo substituto aos leites de vaca; já que oferta cálcio, porém com baixíssimo teor em gorduras.

Veja Também: Os 14 Alimentos Para Aumentar a Imunidade

5. Raiz de Alcaçuz:

Experimente raiz de alcaçuz para acalmar o estômago para uma solução rápida de sintomas de DRGE doença do refluxo gastroesofágico. A raiz de alcaçuz soltas chá e chá estão disponíveis em lojas de Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo.

alimentos que ajudam a tratar o refluxo

6. Salsa:

Utilizadas como condimentos, mas também como planta medicinal traz benefícios ao estômago. Nutrientes como a vitamina A (betacaroteno), cálcio, ferro e vitaminas B12, C e K auxiliam no processo digestivo.

Veja Também: Remover Sardas com Salsa!

7. Beterraba:

A Beterraba é rica em betalaína (pigmento responsável por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e facilitando o processo de digestão o que ajuda a prevenir a azia.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Guia da Beleza que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *