Os 9 Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente

Saiba Mais Sobre Os 9 Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Emagrecer com Saúde

Os 9 Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente
5 (100%) 10 votes

Os Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente são uma forma natural de tratar esse problema. Além disso, a gastrite consiste na inflamação da mucosa do estômago, e pode ter origens tão variadas como maus hábitos alimentares, medicamentos, álcool, café ou tabaco.

Além de ser necessária uma dieta rigorosa, estas plantas podem também dar um contributo à aceleração do processo de cura. Têm uma ação predominantemente suavizante, adstringente, digestiva e hemostática.

No caso da gastrite crônica, que deverá ser diagnosticada através de biopsia, existem outras plantas medicinais especialmente indicadas para a tonificação e regeneração.

alimentos para tratar gastrite naturalmente

O que é Gastrite?

Gastrite é inflamação do revestimento do estômago (mucosa gástrica). Toda ou parte da mucosa gástrica pode estar envolvida. A gastrite pode ser classificada como aguda ou crônica. A gastrite aguda ocorre de repente e frequentemente responde a terapia adequada.

Enquanto a gastrite crônica se desenvolve lentamente. A inflamação do revestimento do estômago é mais frequentemente causada por uma bactéria chamada H. pylori. Esse problema pode variar muito de sintomas, que podem ser leves a severos. Os sintomas podem nem sempre estar correlacionados com a gravidade da doença.

O Causa Gastrite?

Uma das principais causas de gastrite aguda e crônica é a infecção da mucosa do estômago por uma espécie bacteriana chamada Helicobacter pylori. Normalmente, esta bactéria primeiro infecta o antro do estômago (mucosa do estômago sem células produtoras de ácido) de forma aguda e pode progredir para infectar a maioria ou a totalidade da mucosa do estômago ao longo do tempo (gastrite crônica) e permanecer lá por anos.

Esta infecção gera uma resposta inflamatória forte inicial e, eventualmente, uma inflamação crônica de longo prazo com alterações nas células intestinais podendo se desenvolver. Outra causa importante de gastrite aguda e crônica é o uso (e o uso excessivo) de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno (Advil e outros) ou naproxeno.

Sintomas da Gastrite:

A gastrite pode ser observada de forma aguda ou crônica. Os dois tipos causarão os sintomas mais desagradáveis em relação ao estômago e também apresentarão semelhanças no quadro de dor.

No entanto, é possível detectar nuances dos sintomas nos dois tipos distintos de gastrite. De forma geral, podemos dizer que os sintomas da gastrite comumente são apresentados desta forma mas não nesta ordem:

  • Azia;
  • Queimação de estômago ou má digestão;
  • Dor constante na parte superior do abdome.

Em vias gerais, estes sintomas poderão ser observados muito normalmente após a ingestão de alimentos a qualquer hora do dia.

Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente:

1. Peixe e Frango com Pouca Gordura:

Você não precisa cortar a carne de seu cardápio por causa da gordura. Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza ao forno ou grelhados e carnes vermelhas menos gordurosas o que inclui patinho, coxão mole e lagarto estão liberadas, segundo a nutricionista como Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente. Mas nada de frituras!

Veja Também: Os 12 Benefícios do Peixe Para Saúde

2. Hortelã e Alecrim:

Os chás dessas ervas são poderosos Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente. Eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.

3. Óleo de Coco:

Esse alimento é um dos Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente pois possui ação contra fungos, bactérias e vírus. Se a causa de sua gastrite for o H.Pylori com certeza vai ajudar. Só não consuma em excesso, afinal é rico em gordura saturada.

4. Frutas não Ácidas:

Laranja lima, banana, maçã, e, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A quantidade indicada de é de quatro a cinco porções por dia no café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa do almoço, entre almoço e jantar e outra no jantar, sendo cada porção uma fruta ou uma fatia.

Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Aliviar a Dor de Estômago!

5. Caldo de Feijão:

Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca. Portanto, o seu caldo pode ser aproveitado como um dos Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade. Portanto, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Feijão Marinho Para Saúde

6. Suco de Aloe Vera:

Segundo nutricionistas, o suco de Aloe vera, erva também conhecida como babosa, tem poder cicatrizante e é um dos Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente. Ou seja, além de não ser prejudicial, ainda contribui na cura da ferida estomacal. O suco já é vendido pronto e 50 ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes.

tratar gastrite naturalmente

7. Couve Manteiga:

A couve é um dos melhores Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente.Portanto, possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. A couve manteiga também contém carotenoides e bioflavonóides que combatem as inflamações e podem ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.

Veja Também: Os 25 Benefícios das Folhas de Couve de Bruxelas Para Saúde!

8. Espinheira Santa:

O chá de espinheira santa tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a cicatrizar a mucosa do estômago sendo um dos Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente. Portanto, a planta medicinal também atua no combate à H.pylori e diminui a secreção de ácido gástrico.

9. Cenoura:

Aproveite a cenoura nas suas saladas e tenha uma boa porção de beta-caroteno. Portanto, dentro do corpo, o beta-caroteno se transforma em Vitamina A e ajuda na restauração do tecido que está inflamado. Ela também contém boas fibras que melhorarão a sua digestão sem te fazer sentir fome.

Veja Também: 

Os 10 Benefícios da Cenoura Para SaúdeO conteúdo deste artigo foi extraído do Dicas de Musculação que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *