Os 12 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos

Saiba Mais Sobre Os 12 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Emagrecer com Saúde

Os Alimentos Mais Ricos em Carboidratos são uma forma de orientar aqueles que querem absorver ou se esquivar dos carboidratos. Além disso, quem está querendo emagrecer tem pavor de carboidratos. Afinal, estes nutrientes vêm sendo considerados “vilões” da perda de peso, sendo eliminado de várias dietas para melhorar a silhueta.

Mas, será que eles são os maiores responsáveis pelo aumento dos indesejáveis quilinhos na balança? Como eles não são produzidos naturalmente pelo corpo, a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes é altamente recomendada por médicos e nutricionistas, uma vez que eles fornecem energia ao nosso corpo, até mesmo para a prática de atividades físicas.

Então, eles são bons para manter a boa forma? Depende de qual tipo de alimento você for comer. Se você ainda não sabe quais são eles e quer entender esse assunto direitinho, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre os alimentos ricos em carboidratos e de que maneira inseri-los na sua dieta.

carboidratos

O que São Carboidratos?

Assim como o seu smartphone precisa de bateria para funcionar direitinho e cumprir as funções que você deseja, o seu organismo necessita de energia para trabalhar do jeito apropriado. E uma das formas de oferecer energia ao corpo, é justamente consumindo carboidratos.

É que depois de serem absorvidos, eles liberam glicose e fornecem combustível ao organismo. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como produtos laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras comidas feitas à base e deles. Além disso, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Então, confira agora os 15 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos:

1. Quinoa:

A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

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2. Brócolis:

Outro dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons é o brócolis que contém um índice glicêmico de valor 20 e 7 g de carboidratos a cada porção de 100 g.

3. Batata-Doce:

O índice glicêmico da batata-doce é 44 e sua quantidade de carboidratos por porção de 100 g é de 20 g. Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte de carboidrato rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

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4. Maçã:

A maçã contém pouco mais de 19 g de carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

5. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas de carboidratos totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

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6. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara).

7. Tomate:

O índice glicêmico do tomate também é 20, porém, sua taxa de carboidratos a cada 100 g é de aproximadamente 4 g.

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8. Pão Integral:

O índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

9. Aveia:

Outra fonte de carboidratos complexos é a aveia, com índice glicêmico de 55 e em torno de 56,5 g do nutriente a cada porção de 100 g de sua versão em flocos.

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alimentos ricos em carboidratos

10. Tapioca:

Este alimento pertencente ao grupo de tubérculos é uma fonte saudável de carboidratos devido ao seu alto teor de amido. Por isso, a tapioca é pobre em colesterol.

11. Iogurte Desnatado:

O índice glicêmico do iogurte desnatado é 33, faz parte dos Alimentos Ricos em Carboidratos. Um potinho de 160 g do produto da marca Nestlé apresenta 7,8 g de carboidratos.

12. Grão de Bico:

O grão tem 42 como seu índice glicêmico e em 100 g do alimento existem em torno de 30 g de carboidratos.

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O conteúdo deste artigo foi extraído do www.naturalcura.com.br que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sbre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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