Os 10 Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes

Saiba Mais Sobre Os 10 Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Emagrecer com Saúde

Os 10 Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes
5 (100%) 10 votes

Os Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, Hoje em dia, todo mundo sabe que a má alimentação pode ser um fator de risco para uma série de doenças, como as ligadas à saúde do coração, a obesidade, o diabetes, entre outras.

No entanto, essa doença ainda é cercada de mitos e dúvidas, principalmente sobre o que se pode ou não incluir no cardápio alimentar do portador de diabetes. Confira aqui o que não pode faltar na mesa de um diabético com os principais alimentos estabilizadores da curva glicêmica.

Ao contrário do que se imagina a dieta do portador de diabetes não precisa ser limitadora. Mais do que se privar de alguns alimentos o importante é saber o que adicionar ao cardápio para se alcançar uma alimentação saudável e equilibrada.

controlar diabetes

O que Comer se Você tem Diabetes:

Os que sofrem de diabetes devem consumir alimentos com baixo índice glicêmico (parâmetro útil para classificar os alimentos de acordo com o efeito que eles têm sobre o açúcar no sangue). A dieta para os diabéticos é um instrumento terapêutico fundamental para evitar complicações com essa doença. E dieta quer dizer o que se come, quanto se come e como se come.

A dieta mediterrânea ainda é considerada a mais adequada, em caso de diabetes pois, privilegia alimentos com ação anti-inflamatória que ajudam na capacidade de regeneração das artérias, mantendo-as jovens e saudáveis.

Nesta dieta, recomenda-se o consumo regular de vegetais mas também de tubérculos, algumas frutas e alguns cereais, de preferência, integrais, limitando radicalmente o consumo de pães e massas feitos de farinha branca e, claro, de gorduras de origem animal.

Lugar de honra na dieta mediterrânea tem o azeite de oliva extra virgem, o melhor óleo para todas as refeições. O azeite de oliva, de boa qualidade e pureza comprovada, reduz o açúcar no sangue mantendo o sabor de uma refeição rica e glicêmica porém, saudável.

Os Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes:

1. Leguminosas:

As leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas. Procure ingerir até duas porções de leguminosas por dia.

Veja Também: As 12 Dicas Para Eliminar as Estrias em 5 Dias

2. Batata Doce:

Este é um dos alimentos mais consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar. Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Esta batata é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio.

3. Canela:

Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Por possuir o polifenol MHCP, ela melhora a ação da insulina nas células, ajudando a regularizar os níveis de glicose no corpo. A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.

Veja Também: Chá de Canela de Velho Para Tratar Dores nas Articulações

4. Linhaça:

As sementes de linhaça também possuem inúmeros benefícios, sendo considerado um alimento altamente funcional. Além de proporcionar benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes. A linhaça é rica em fibras, proteína e gorduras boas.

5. Farinhas Funcionais:

As farinhas funcionais como a de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas para os diabéticos e para prevenir esta doença. Isto porque elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente da produção de insulina.

6. Abacate:

O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja ruim. As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo. Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.

Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Perder Peso

7. Cenoura:

Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes.

Veja Também: As 11 Receitas Caseiras Para Eliminar Celulite

alimentos que ajudam a controlar diabetes

8. Aveia:

A aveia é um alimento importante para quem tem diabetes tipo 2, isto porque ela é rica em fibras solúveis. Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol.

9. Peixes:

Os peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e outros, são benéficos para a saúde por serem ricos em ômega 3. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Valência, na Espanha.

Analisou o consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe, que é rico em ômega 3, está associado a menor incidência de diabetes tipo 2 e a diminuição da concentração de glicose.

10. Chá Verde:

Diversas pesquisas têm demonstrado que a inflamação crônica causada pelo consumo de comidas com alto teor de gordura, a falta de exercícios físicos e o baixo consumo de vegetais e frutas pode aumentar a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares e sabotar as tentativas do corpo de absorver o açúcar no sangue.

Veja Também: Chá de Moringa Para Descer Menstruação Atrasada!

O conteúdo deste artigo foi extraído do Como Eliminar as Estrias que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *